![]() |
| Foto: Raissa Luna/Lugar de Esportes |
Em menos de uma semana, Santa Cruz e Náutico disputaram o Clássico das Emoções pela segunda vez na temporada, dessa vez as equipes jogaram neste sábado (04), pela 2º rodada da Copa do Nordeste, no estádio do Arruda. Diante de um público de pouco mais de 5 mil espectadores, os tricolores com gol de Éverton Santos superaram os próprios erros e venceram um Náutico sem identidade e sem força.
O jogo
Tentando fazer valer o mando de campo, o Santa Cruz começou impondo o seu jogo com velocidade e pressionando a saída de bola do Náutico na tentativa de abrir o placar logo no início, mas esbarrou nos excessivos erros de passes e no bom posicionamento defensivo do time Timbu. Em contrapartida o Náutico doutrinado com um estilo de futebol apoiado, tentava ter a posse de bola, realizar troca de passes e triangulações e alargar a defesa Coral com jogadas pelos flancos explorando a velocidade e a infiltração dos pontas: Jefferson Nem e Dudu para chegar ao gol defendido por Júlio César. Mas as propostas de jogo das duas equipes só foram vistas nos 15 minutos iniciais. Depois, o que se viu foram erros de fundamentos. As equipes não conseguiam trocar passes, finalizar em gol e abusavam das ligações diretas. O jogo estava tão ruim que o árbitro Dênis da Silva Ribeiro, encerrou a partida antes dos 45 minutos regulamentares.
Segundo Tempo
Mesmo com um futebol tecnicamente paupérrimo no primeiro tempo, os técnicos Vinícius Eutrópio e Dado Cavalcanti, optaram por não alterar as peças e nem a estrutura tática. A segunda etapa começou do mesmo jeito que iniciou a partida, com o Santa propondo o jogo e tentado fazer uma blitz nos primeiros minutos. Com movimentação constante do trio ofensivo: Thomás, Éverton Santos e André Luís, o time tricolor tentava desorganizar o sistema defensivo do alvirrubro. E foi assim que saiu o gol. Aos 7 minutos, Thomás - pela esquerda - no um contra um com João Ananias, ganhou na velocidade, chegou na linha de fundo e rolou para Éverton Santos abrir o placar. 1 a 0.
Perdendo o jogo e sem identidade tática e conceitual, Dado Cavalcanti fez três alterações tentando ter mais posse de bola, ganhar mais objetividade, qualidade na bola parada e no passe com o meia Marco Antônio; mais velocidade, profundidade e força no 1 contra 1 com a entrada de Erick e, mais ofensividade e presença de área com Alisson. O Náutico até começou a intensificar as jogadas de linha de fundo, mas sem tanta efetividade nos cruzamentos. E foi só. As substituições não surtiram o efeito esperado e o Timbu não conseguiu propor o jogo e nem incomodar a meta de Júlio César.
Com o placar favorável, o técnico Vinícius Eutrópio começou a poupar alguns jogadores, devido a intensa maratona de jogos. Com fôlego renovado e explorando os espaços cedidos pelo Náutico, aos 32, o estreante Halef Pitbull quase marcou de cabeça. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Tiago Cardoso. Superior em boa parte da partida, depois do gol, o Santa Cruz administrou bem o jogo até o final e conseguiu a primeira vitória no ano.
Tiago Cardoso
Voltando ao Arruda, agora como adversário, o goleiro foi perseguido do início do aquecimento até o final da partida com vaias quando tocava na bola e gritos de traidor.
Próximas partidas
O Santa Cruz vai enfrentar o Central, na próxima quarta-feira (08), às 20h30, na Arena de Pernambuco com mando de campo da Patativa. Já o Náutico joga contra o Salgueiro, na Arena de Pernambuco em data e horário a definir.
Ficha do jogo
Santa Cruz
Júlio César; Vitor, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Elicarlos, David e Éverton Santos (Thiago Primão); Thomás (Halef Pittbull), André Luís (William Barbio) e Léo Costa.
Técnico: Vinícius Eutrópio
Náutico
Tiago Cardoso; Joazi, Ewerton Páscoa, Tiago Alves e Giovanni; João Ananias (Marco Antônio), Rodrigo Souza (Alison), Maylson e Dudu (Erick); Anselmo e Jefferson Nem. Técnico: Dado Cavalcanti
Estádio: Arruda (Recife-PE).
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL).
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Pedro Jorge Santos de Araújo (AL).
Cartões amarelos: Roberto, Elicarlos, Vítor (SC), João Ananias e Maylson (N).
Gol: Éverton Santos.
Público: 5.086
Renda: R$ 61.730.








0 comentários:
Postar um comentário