![]() |
| Foto: Divulgação/ Náutico |
Após tanta polêmica sobre o local da partida entre Central e Náutico, enfim a bola rolou para as duas equipes no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, pela 2º rodada do Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano. E com a bola rolando, depois de um primeiro tempo com inteiro domínio do Central, na segunda etapa o Náutico melhora de rendimento e com gol de Maylson arranca a vitória.
O jogo
Com uma postura diferente da que se viu na derrota para o Sport, na Ilha do Retiro, o Central se impôs diante do Náutico nos minutos iniciais. Logo aos 6 minutos, o lateral esquerdo Altemar, mandou para área, Wagner Rosa surgiu livre no meio da zaga alvirrubra - que ficou pedindo impedimento inexistente -, dominou e chutou fraco em cima do goleiro Tiago Cardoso. O Central seguia ditando o ritmo do jogo e explorando as jogadas com Anderson Lessa, nas costas de Joazi. E aos 9, Manteiga lançou da direita para esquerda, Lessa na quina da grande área ajeitou para o meio e, Ailton livre de marcação pegou de primeira, mas a bola foi sobre o gol assustando a meta do goleiro alvirrubro.
As principais jogadas do Náutico eram pelo lado direito de campo. Ora com a dupla Joazi e Giva, ora com Joazi e Nem. Mas sem um capricho no passe as jogadas não evoluíam. Não conseguindo reter a bola no ataque, o time alvirrubro dava espaços para o time alvinegro e cometia algumas faltas desnecessárias. E em uma dessas faltas, aos 15, Altemar bateu no canto esquerdo colocado, Tiago Cardoso rebateu mal, para frente, e a bola sobrou limpa na pequena área para Gildo. Mas o camisa 9, protagonizou um dos lances mais bizarros do jogo e furou a bola. Outra grande chance não convertida em gol.
Discreto no jogo, Manoel apareceu livre na área e bateu cruzado, mas a bola foi para fora. Primeiro chute a gol do Náutico. E o pouco volume de jogo alvirrubro não era por acaso, o time dirigido por Laelson Lima, se fechava com duas linhas de quatro e dava liberdade, apenas, aos zagueiros alvirrubros, que abusavam das ligações diretas, e consequentemente a bola pouco passava pelo setor de criação, contrariando o modelo de jogo do técnico Dado Cavalcanti. Se as trocas de passes, triangulações e infiltrações pouco aconteciam, a bola parada era uma solução. E aos 24, em falta próximo ao círculo central, Maylson mandou na área, Ewerton Páscoa subiu mais alto que todo mundo e escorou de cabeça para o meio da pequena área, mas Giva pegou na orelha da bola e mandou para fora. Em seguida, Nem roubou a bola, entrou na área e finalizou por cima do gol de Murilo. O Náutico aos poucos conseguiu equilibrar a partida. Mas o primeiro tempo ficou no 0 a 0.
Segundo tempo
Buscando abrir o placar os técnicos do Central e do Náutico, voltaram do intervalo com uma mudança cada. No lado alvinegro, o técnico Laelson sacou o Gildo que perdeu um gol feito e colocou Cleitinho para dar mais mobilidade ao ataque. Dado seguiu a mesma linha de pensamento e tirou Giva - apagado no jogo - e colocou Erick.
E no primeiro minuto, depois de passe errado de Wagner Rosa, Alisson enfiou boa bola para Erick na direita, a jovem promessa ficou cara a cara com o Murilo e finalizou em cima dele, no rebote o atacante mandou por cima. Diferente do primeiro tempo, aonde o Central ditou o ritmo de jogo, o Náutico começou com marcação alta (no campo de defesa do Central), pressionando bastante a saída de bola e com maior intensidade. E com essa postura, forçou a saída errada do goleiro Murilo, Maylson interceptou o passe e lançou bola na esquerda para Manoel, que entrou na área e bateu forte, cruzado, o goleiro fez ótima defesa.
Se na primeira etapa Altemar e Lessa, pintaram e bordaram nas costas de Joazi, no segundo tempo, Dado corrigiu o erro e segurou as subidas do lateral direito. Em contrapartida, soltou mais o lateral esquerdo Manoel para ajudar o isolado Jefferson Nem. E aos 16, em boa arrancada do Manoel pela esquerda, o lateral viu bem a infiltração de Nem e tocou. O atacante entrou na grande área e chutou fraco. Com Alisson mal no jogo e querendo aumentar a estatura do ataque para aproveitar as jogadas laterais e de linha de fundo, aos 19, Dado Cavalcanti tirou o atacante e pôs Anselmo no seu lugar.
Os jogadores do Central sentiram o primeiro tempo intenso e não conseguiam chegar ao gol adversário e desenvolver o mesmo futebol. Com isso, a bola parada era uma arma fundamental. E aos 26, em uma falta lateral próximo a grande área, Altemar mandou no ponto de ebulição e Luis Carlos, meio de cabeça, meio de ombro finalizou para a defesa de Tiago Cardoso. Com mais espaços pelo lado direito, devido as constantes subidas de Manoel, o lateral Sanny resolveu se aventurar ao ataque. O lateral cruzou, Tiago Cardoso não achou nada e Anderson Lessa cabeceou no susto para fora da grande área. Na continuação da jogada, em uma transição rápida da defesa para o ataque, Jefferson Nem arrancou, entrou na área no mano a mano com o Marlon, mas demorou demais para finalizar e foi travado por Thomás.
Aos 35, em boa jogada pela direita do meia-atacante Erick, que depois de tirar o zagueiro Thomás para dançar por duas vezes, fez um belo cruzamento de perna esquerda na segunda trave para Maylson, que apareceu livre por trás da defesa e de peixinho mandou para o fundo das redes. Já sem forças, o Central não conseguiu levar perigo ao gol de Tiago Cardoso e não impôs resistência. O Náutico passou a administrar o placar e esporadicamente explorar algumas descidas com Erick e com Jefferson Nem. Mas o placar permaneceu o mesmo até o final, 1 a 0.
Líder
Com a vitória diante do Central, o Timbu conseguiu a sua primeira vitória, chegou aos 4 pontos e assumiu a liderança provisória do Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano. Mas deve perder a liderança amanhã para Sport ou Salgueiro. Pois mesmo que as duas equipes fiquem no empate, o saldo de gols dos dois clube é melhor que o alvirrubro.
Próximas partidas
O Náutico volta as suas atenções agora para a Copa do Nordeste, onde terá pela frente o Santa Cruz, no estádio do Arruda, sábado (04), às 16h pela segunda rodada do grupo A. Já o Central, só volta à campo no dia 08/02, onde também irá enfrentar o Santa Cruz, em local a definir.
Ficha do jogo
Central
Murilo; Sanny, Marlon, Thomás e Altemar; Paulinho, Vagner Rosa (Luis Carlos), David Manteiga e Ailton; Anderson Lessa e Gildo (Cleitinho).
Técnico: Laelson Lima.
Náutico
Tiago Cardoso; Joazi, Tiago Alves, Ewerton Páscoa e Manoel. João Ananias, Rodrigo Souza (Cal) e Maylson; Jefferson Nem, Giva (Erick) e Alison (Anselmo).
Técnico: Dado Cavalcanti.
Data: 1/2/2017
Estádio: Antônio Inácio, em Caruaru.
Árbitro: José Woshington da Silva
Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca e Bruno César Vieira
Gols: Maylson (35’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Ailton e Sanny(CEN); Giva, Rodrigo Souza e Anselmo (NAU)
Público: 2.060
Renda: R$ 33.600,00








0 comentários:
Postar um comentário