A dificuldade de propor jogo no futebol atual

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Foto: Globo Esporte
Tenho certeza que a maioria que acompanha o futebol brasileiro e mundial deve adorar a forma que times como Real Madrid e Barcelona jogam. Sempre com maior posse de bola, futebol ofensivo, quebrando linhas de defesa com tabelas e jogadas individuais maravilhosas. Pois bem, Barça e Real tem qualidade pra isso, mas e no futebol brasileiro? No futebol pernambucano pra ser mais exato? Vamos tentar encarar a realidade da situação.



No futebol de antigamente, anos 50 ou 60, a formação tática era a 4-2-4. Estratégia que deixava a partida muita aberta e vários jogos com muitos gols. Tanto que a minha impressão quando criança é que antigamente o placar no qual mais se repetia era o 5x2. É, meio patético, mas é verdade. Então, o tempo foi passando e a prioridade da defesa aumentando. Foram surgindo novos esquemas: 4-3-3, 3-5-2, e o 4-4-2 que dominou o fim dos anos 90 e o começo dos anos 2000. Época na qual eu comecei a acompanhar futebol. Quatro jogadores na defesa, dois volantes, dois meias e mais dois atacantes na frente. Sempre imaginei que seria isso. Contudo, o tempo passa, as coisas evoluem, e o pensamento na defesa vem sendo peça principal para vários times no Brasil e no mundo. Exemplo claro que o atual campeão Brasileiro (Corinthians) na ampla maioria dos jogos tinha menos finalizações, menos posse de bola, e mesmo assim vencia seus adversários.

Hoje em dia a maioria dos times jogam no 4-3-3 ou no 4-2-3-1 como queiram chamar. Mas, todos quando estão sem a bola, marcam com duas linhas de quatro, fazendo um 4-4-2 defensivo, ou um 4-1-4-1, que quando bem executado, dificulta a vida de todos que tentam os atacar. E então, parece que jogar no contra-ataque, esperando uma jogada que pegue a equipe desprevenida, vem trazendo mais sucesso que o normal.

Vamos parar de enrolação e trazer o texto pro nosso futebol pernambucano. Náutico 3x0 Sport na Arena de Pernambuco recentemente. Mesmo em casa, o Timbu aceitou que tinha que se defender. Fez isso muito bem e quando teve as chances aproveitou. Conseguindo uma goleada que não conseguia contra o rival há muitos anos. E foi no contra-ataque. Outro jogo para falarmos nesses últimos dias é Santa Cruz 3x0 Treze. O time tricolor em casa tentou propor jogo e conseguiu fazer 1x0 cedo. Passando o resto da partida esperando o adversário. E com isso, conseguiu outros dois gols, nos quais poderiam ter sido até mais.

Aonde eu quero chegar com isso tudo? Que a cultura do futebol mudou. A do brasileiro também. Poucos são os torcedores que gostam e aceitam de ver seus times jogando com menos posse de bola e finalizando menos. Porém, as vezes vai ser assim. Talvez, até a maioria das vezes. Não vejo no Brasil e muito menos em Pernambuco um time que jogue tanto dentro como fora de casa indo pra cima, sendo mais ofensivo que o adversário em todo jogo. Por isso, tem que ter paciência e aceitar as limitações das suas equipes. Hoje, felizmente ou infelizmente, não está sendo importante no futebol "jogar" melhor, mas sim "executar" seu plano de jogo e aproveitar quando as chances surgirem. Muitos não são a favor desse estilo de jogo, só que está claro que os times pernambucanos jogaram muitas vezes assim durante toda suas trajetórias.
Texto por: Bruno Noblat

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lugar de Esportes © 2011 | Designed by Chica Blogger