Sistema Tático: Raio-x do Danúbio-URU, adversário do Sport na Sul-Americana

terça-feira, 4 de abril de 2017


Foto: Reprodução/Danúbio F.C

Primeiro adversário do Sport na luta pelo tão sonhado título internacional, o Danúbio é uma equipe de tradição no futebol uruguaio e sul-americano. Em seu território já conquistou 4 títulos nacionais, o último na temporada 2013/2014. Chegou à semi-final da Copa Libertadores de 1989, sendo eliminado pelo Atlético Nacional, time que viria a ser o campeão daquele ano. Apesar das glórias, a temporada não começou bem para o "Dilúvio", nas 5 primeiras rodadas do Torneio Apertura, apenas dois pontos somados, lanterna da competição e a demissão do técnico Pablo Rodríguez. 

Com a chegada do novo técnico, Gastón Machado, o Danúbio conseguiu sair da última colocação. Em três partidas a equipe conquistou uma vitória e dois empates. Com menos de um mês de trabalho à frente do time uruguaio, Gastón ainda não conseguiu dar um padrão tático ao time. Entretanto já escolheu um modelo de jogo que melhor se encaixa às características dos jogadores: o jogo reativo. O jogo reativo tem como princípios e ideias a negação a posse de bola por escolher ter o controle dos espaços e em consequência apostar na velocidade, com passes verticais que permitam estar na área adversária em três, quatro ou cinco toques na bola.




Defensivamente a equipe treinada pelo Gastón ainda se mostra muito instável e desequilibrada. No seu comando o "Dilúvio" marcou 4 gols e sofreu 3, o que evidencia o desequilíbrio entre os setores defensivos e ofensivos. O time ainda não assimilou os sincronismo dos movimentos e não os executa com fidedignidade. O Danúbio se defende no 4-4-2 com encaixe individual, o que permite um desajustamento mais fácil do sistema defensivo.




Jogando fora de casa o Danúbio explora bastante as jogadas pelas laterais do campo e o 1x1 do atacante Gravi. Um jogador forte, veloz e que tem uma boa inteligência de jogo. Além de Gravi, Oliveira (Centro-avante) e Ardaiz (atacante) acompanham a jogada. Oliveira realiza a infiltração e atrai dois marcadores, deixando Ardaiz (que está gerando amplitude) livre para receber a bola na segunda trave. 



Confira no vídeo abaixo mais alguns lances e observações do jogo envolvendo o time do Danúbio pelo Torneio Apertura. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Lugar de Esportes © 2011 | Designed by Chica Blogger