Ataque, um calo no pé do Sport

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Destaque no ataque, Rogério tem contrato até maio e não sabe se fica. Foto: Gazeta Press
Uma coisa é quase certa ao final das temporadas para o leão da ilha, o desmanche no setor ofensivo. Ao contrário, por exemplo, do que acontece com o setor de defesa que costuma manter a base por algum tempo junta como aconteceu com Durval, Cezar e Igor, de 2008 á 2010 e a atual base, desde 2015 com Durval, Samuel Xavier, Renê, Mateus Ferraz e Rytheli, o setor ofensivo ano pós ano é modificado quando não por dispensas – causa do desmanche que houve da temporada passada para a atual - por interesse de outros clubes aos jogadores que se destacaram, onde o Sport tem mostrado dificuldade em manter seus atletas que fizeram boa temporada, algo que desde 2012 tem sido uma praxe. Abaixo essa breve análise mostra como os setores de ataques terminaram as temporadas como titular, desmontados ao final do ano.

Temporada 2012: Culminada com a queda para a série B, a temporada terminou com o setor ofensivo com jogadores que não emplacaram como Gilberto,(7 gols) Henrique(4 gols), Felipe Azevedo (7 gols) e Gilsinho (2 gols). Henrique teve seus direitos comprados pelo Botafogo e Gilberto a pedido de Dunga voltou para o Internacional, continuaram Felipe Azevedo e Gilsinho, este dispensado ainda no pernambucano.

Temporada 2013: Sport sobe para a série A, com Lucas Lima (9 gols), Neto Baiano (7 gols) que chegou no meio da série B e Marcos Aurélio (32 gols) artilheiro da temporada. Lucas Lima com proposta do Santos e Marcos Aurélio com proposta da Coreia do Sul deixaram o Sport, apenas Neto teve contrato renovado.

Temporada 2014: O campeonato brasileiro de 2014 terminou com Mike (3 gols) e Joelinton(2 gols) como titulares da posição com Felipe Azevedo e Ananias alternando durante o ano. Um campeonato onde o setor ofensivo pouco se destacou, nenhum dos quatro foi artilheiro por conta do esquema de Eduardo Baptista que priorizava a marcação e os atacantes tinham que voltar para marcar os laterais, o artilheiro do leão foi o lateral direito Patrick com apenas 7 gols, que ao término da temporada, mesmo de contrato renovado, teve de voltar para o Atlético-Mg, clube que detêm passe do jogador e está lá até hoje. Por isso 2014 se configurou então como uma exceção, no que diz respeito a desmanche todos estes que terminaram a temporada como titular, vieram se destacar apenas no final do campeonato o que fez com que outros clubes não despertassem interesse e todos continuaram no clube para 2015.

Temporada 2015: Nesta temporada, exceção feita ao setor defensivo, todos os demais setores em níveis diferentes sofreram com desmanche, o de ataque em especial, onde até os reservas foram negociados André (14 gols), Elber (12 gols), Maikon Leite (4 gols), Hernane (4 gols) e Samuel (3gols) uns por interesse da diretoria em não renovar, como Maikon Leite, Samuel e Hernane “Brocador” – Este procurado pela diretoria meses depois de não ter seu contrato renovado - e o restante por propostas que o rubro-negro não conseguiu cobrir como André, com proposta do Corinthians.

Temporada 2016: Um dos setores mais ineficazes durante a temporada, a posição contava com Túlio de Melo (7 gols), Vinicius Araújo (5 gols), Edmilson (5 gols), Ruiz (1 gol), o desmanche nesse caso se deu por vontade da diretoria rubro negra, ao qual não despertou interesse em renovar com os atletas, apenas Rodney Wallace (4 gols) e Rogério (8 gols) e Everton Felipe (1 gol) permaneceram do setor ofensivo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lugar de Esportes © 2011 | Designed by Chica Blogger