O futebol moderno acaba com a cultura das arquibancadas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O futebol moderno chegou como uma ditadura, basicamente uma série de imposições e regras que tentam estabelecer modelo Premier League de como o torcedor deve se portar dentro do estádio, e até de como o jogador deve comemorar o gol.

Os altos preços dos ingressos como vimos na matéria anterior, proibições dentro e fora das quatro linhas, vem mudando aos poucos o esporte como ele sempre foi. As primeiras proibições começaram a acontecer já em 2010, a causa disso? A Copa do mundo de 2014 que aconteceria no Brasil, por conta dela, várias proibições começaram a ser institucionalizadas. Coisas que faziam parte da festa das arquibancadas começaram a ser proibidas como bobinas, papel picado, trapos, instrumentos de som, sinalizadores, ( Diferente do sinalizador naval responsável pelo morte do menino no acidente em Oruro), bandeiras e limite de faixas, e detalhe, a depender do conteúdo da faixa, ela pode não entrar no estádio, como ano passado quando a torcida gaviões da fiel do Corinthians foi proibida pela polícia de entrar no no próprio estádio com uma faixa que fazia referência ao escândalo das merendas do governo do estado de São Paulo. Antes disso em 2012, o Náutico quando ainda estava na série A durante uma partida contra o Atlético Goianiense, abriu uma faixa com os dizeres "Não irão nos derrubar no apito", imediatamente o arbitro do jogo Leandro Pedro Vuaden parou o jogo e só reiniciou depois da faixa ser devidamente dobrada.

Torcida ultras

O "comodismo" das novas arenas nunca foi o problema, e sim, a imposição de que todos tenham de se adaptar ao modo de assistir o jogo dentro da arenas, é preciso respeitar o torcedor que prefere ficar em pé, perto do campo, sem acesso a wifi e tomar sua cerveja ou refrigerante, tanto quanto o torcedor que prefere pagar para assistir ao jogo sentado, se servindo de Capuccino ao invés de cerveja, assistindo aos jogos em poltronas reclináveis ao invés de assistir de pé onde possam usar o celular tranquilamente enquanto o jogo acontece, mas não impôr isso a todos que frequentam os estádios. Inclusive a retirada de elementos que davam mais emoção a torcida como a entrada do time de casa e do time visitante cada uma por vez, e não como acontece hoje, com as duas equipes entrando ao mesmo tempo, ao som de uma música RIDÍCULA da CBF. Um atentado à rica cultura das arquibancadas do Brasil, cada vez mais limitada dentro do seu próprio espaço.

O fato é que estas imposições estão tornando da experiencia de ir assistir o jogo nas arquibancadas está ficando cada vez mais enfadonho, sofrendo por interferência de outras culturas, como se o futebol brasileiro já não fosse rico o bastante culturalmente, resultando em estádios cada vez mais silenciosos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lugar de Esportes © 2011 | Designed by Chica Blogger